Todas são formas de terapias medicamentosas usadas no combate das doenças e de seus sintomas.
Atualmente a alopatia é a mais utilizada e o seu princípio básico é combater as doenças com o uso de medicamentos que produzam efeitos contrários aos sintomas. O nome “anti” vem dessa ação por exemplo, os anti-inflamatórios. As matérias-primas podem ser de diferentes fontes: sintéticas, vegetais, minerais ou animais.
O princípio básico da homeopatia, é o oposto da alopatia. Ao invés de combater as doenças, a homeopatia é baseada na cura pelo semelhante. Os medicamentos homeopáticos têm substâncias que causam os mesmos sintomas produzidos pela doença, mas em doses extremamente reduzidas. O objetivo é estimular o corpo a buscar o equilíbrio. A fonte pode ser de origem animal, vegetal e mineral.
A fitoterapia age partindo do mesmo princípio da alopatia, a diferença principal é que os remédios fitoterápicos são de origem exclusivamente vegetal. Por serem obtidos dos vegetais, tem -se a ideia errada que os medicamentos fitoterápicos não causam reações adversas, mas pode sim causar e interagir com outros medicamentos.