A resposta para essa pergunta vai além das propriedades nutricionais: o gosto pessoal.
Embora as opções menos refinadas de açúcar sejam as mais ricas em nutrientes, o sabor não agrada a todos os paladares.
Há muitos tipos de açúcar no mercado, e o que muda entre eles não é apenas o preço. Há diferenças que são facilmente percebidas — como a cor e a textura, e outras que ficam mais escondidas, como a presença de nutrientes e de aditivos químicos.
Assim, há açúcares que são mais saudáveis do que outros. O açúcar branco refinado é o tipo mais consumido pela população e traz pouquíssimos benefícios à saúde. Por ser altamente processado, ele perde a maior parte dos nutrientes originais da cana-de-açúcar, além de receber produtos químicos que garantem a sua brancura e a sua granulosidade.
Algumas pessoas que buscam alternativas mais naturais ao açúcar refinado acham o sabor da rapadura e do açúcar mascavo muito intenso. Nesses casos, a substituição deve ser feita gradualmente para dar tempo de o paladar se acostumar ao novo sabor.
Além disso, é interessante buscar usar menos açúcar e sentir melhor o sabor natural dos alimentos. Essa é uma forma de reeducação alimentar que contribui para uma alimentação mais saudável.
Como você pôde ver, substituir o açúcar que você usa no seu dia a dia é uma maneira simples de aumentar a ingestão de nutrientes importantes para o bom funcionamento do seu corpo. Junto com outros hábitos simples de alimentação, não é difícil adotar um estilo de vida mais saudável.
Separamos alguns tipos mais saudáveis que o açúcar branco:
Açúcar Mascavo:
é uma das opções mais procuradas por quem quer adotar uma dieta mais natural. Deve-se tomar cuidado com o seu armazenamento, uma vez que ele tende a empedrar facilmente com a umidade do ar. Possui sabor intenso e muito parecido com a rapadura;
Açúcar Demerara:
esse tipo de açúcar tem o processo de produção semelhante ao mascavo. Porém, o açúcar demerara passa por um leve refinamento antes de chegar às prateleiras dos supermercados. Apesar disso, os nutrientes da cana-de-açúcar são preservados e com sabor mais sutil comparado ao mascavo, lembrando o açúcar branco refinado;
Açúcar de Côco:
esse tipo de açúcar apresenta baixo índice glicêmico. Isso quer dizer que a energia é liberada lentamente e não gera descargas de insulina que contribuem para o desenvolvimento da diabetes do tipo 2. O açúcar de coco sofre pouco processamento, conservando quantidades significativas de minerais como o magnésio e o potássio, além de vitaminas. Ele também contém inulina, uma fibra prebiótica benéfica que atua na imunidade, na absorção da glicose e no metabolismo de lipídeos;
Xylitol:
é um alimento que se parece muito com o açúcar refinado e possui um sabor similar; ele é obtido a partir de fibras vegetais. Especialistas afirmam que ele traz nutrientes às refeições. E apesar dele ser um alimento doce e ter a consistência branca e cristalina como o açúcar comum, possui cerca de 40% menos calorias que o açúcar branco refinado.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre os diferentes tipos de açúcar que existem no mercado, que tal continuar acompanhando as nossas dicas de saúde e bem-estar? Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro dos nossos conteúdos.