Em 2021 com o lema “Proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos”. O Agosto Dourado simboliza o padrão ouro de qualidade do leite materno e essa semana acontece a campanha mundial de incentivo ao aleitamento materno. Por diversos fatores pode ser comprometido e impactar na saúde das crianças ao longo da vida.
Algumas normas de comercialização de alimentos e produtos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, alertam sobre a importância do aleitamento materno, mas essas ações não são suficientes, poucas mães que não atingem a produção de leite ideal não aderem, por exemplo, os programas dos bancos de leite humano. E acabam introduzindo de forma precoce fórmulas prontas que prometem benefícios superiores ao leite materno. Para as mamães que tem produção normal vale também a informação que pode tornar-se doadora e ajudar outras mães nessa missão de alimentar com qualidade seus filhos.
A recomendação do aleitamento materno exclusivo é até os seis meses de idade e continuado até os dois anos de idade ou mais.
Qualquer dúvida procure um profissional da saúde.